quarta-feira, 27 de março de 2013

O Sporting é dos sócios

27 de Março de 2013. Toma hoje posse um novo Presidente do nosso grandíssimo Sporting Clube de Portugal. Bruno de Carvalho, de seu nome, promete devolver o Clube aos seus sócios. «O Sporting é nosso outra vez», gritava-se na noite eleitoral.

A partir de hoje, Bruno de Carvalho é o nosso Presidente, de todos os Sportinguistas. Tem, pela frente, uma tarefa titânica, marcada não só pelos já conhecidos e discutidos insucessos desportivos e financeiros, mas também por mais 120 razões.

Foram 120 as medidas propostas pelo novo Presidente. Deverão ser 120 as razões que nos levarão a criticar e a julgar o futuro Presidente do Sporting. Nem mais, nem menos. Não lhe apontemos críticas a actos de gestão passados, apontemos-lhe críticas, quando as houver, a promessas não cumpridas. É tempo dos sócios responsabilizarem a gestão do Sporting. Esta voz que nos é dada terá também de servir para isso mesmo.

Mas Bruno de Carvalho precisa, agora, de tempo e espaço e todos lhe devemos conceder isso. Atentos, é certo. Até porque esta liberdade que hoje é devolvida aos sócios, tem, como a moeda, duas faces: o Sporting volta a ser dos sócios, livre e com asas para voar, mas esses mesmos sócios também terão, com certeza, mais liberdade para criticar quando julgarem ter razão para isso.

A voz que hoje é devolvida aos sócios do Sporting, pode e deve ser usada para ajudar, apoiar mas também para criticar. A democracia não é unanimidade; é confronto, troca de ideias e de opiniões; é julgar e ser julgado; é governação e oposição.

Espero, com sinceridade, que esta nova Direcção consiga aquilo que ambiciono para o Sporting: mais 100 anos de história, mais 100 anos de glória, uma nova Geração de Campeões!

Sem comentários:

Enviar um comentário