segunda-feira, 15 de abril de 2013

Afinal, a cor da esperança é… amarelo!


BVB 09. Borrussia Dortmund. Veste amarelo. Está nas meias-finais da Liga dos Campeões. E todos nos lembramos, com certeza, de Paulo Sousa a jogar amarelo e a ser campeão europeu. O que muitos não conhecem é a história recente deste Clube, que me faz lembrar um outro de quem tanto gosto…

Entre finais do séc. XX e início do séc. XXI, o Borrussia Dortmund assumia uma política desportiva e financeira arriscada: investir fortemente no plantel profissional por forma garantir uma presença assídua e contínua na Liga dos Campeões. Ou seja, investir antes de obter resultados, resultados esses incertos a difíceis de obter sem uma gestão cautelosa e uma política desportiva mais abrangente, de longo prazo.

Os sucessivos insucessos desportivos levaram este Clube a uma difícil situação financeira, obrigando-o a vender o seu Estádio a um Fundo Imobiliário, em 2002. Com esse dinheiro, o Clube voltou a fazer investimentos fortes no plantel, sem resultados desportivos. Com uma gestão operacional deficitária – a venda do Estádio resultou em custos elevados – e um endividamento elevado, o Clube viu-se em enormes dificuldades em 2005, perto da bancarrota.

A verdade é que o sucesso desportivo não se compra. Por muito dinheiro que se tenha – e neste caso não se tinha – não é só pelo dinheiro que se vencem títulos.

Voltando ao Borrussia Dortmund, como saiu o Clube desta situação? 4 aspectos foram fundamentais.

1) Reestruturação Financeira

Desde 2005, o Clube levou a cabo uma reestruturação financeira, simples de idealizar, com certeza difícil de executar. Este processo conta-se facilmente em três passos:

Excelente entendimento inicial com os credores, que aceitaram diferir todos os pagamentos durante 2 anos (capital e juros), para além de disponibilizarem uma verba adicional que permitiu ao Clube pagar salários em atraso e manter os seus jogadores;

Seguidamente, um aumento de capital aumentando o equity da empresa de € 15 para € 61 Milhões;

Por fim, com a dívida renegociada e o clube capitalizado, procedeu-se a uma reestruturação de toda a dívida, com aumentos das maturidades e levantamento de mais dívida (€ 79 Milhões, através da Morgan Stanley), para recomprar o Estádio e substituir dívida de curto prazo. O alinhamento das maturidades da dívida com a geração de cash-flow foi fundamental.
                                 Fonte: The Swiss Ramble

2) Aposta na juventude

No plano desportivo, o Clube apostou definitivamente na juventude e na formação de jovens jogadores. Não mais se enveredou pelos avultados investimentos no plantel como forma de chegar ao sucesso e às vitórias. Mais tarde, em 2008, chega um treinador vencedor, vindo do Mainz 05 que corporizou uma nova filosofia de gestão desportiva e gestão de activos.

3) Publicidade e Patrocínios

Também em 2008, se não estou em erro, foi assinado um novo contrato com a Sportfive, por 12 anos, pelo valor de € 50 Milhões, dinheiro esse usado para reembolsar o empréstimo contraído 2 anos antes com a Morgan Stanley. Ou seja, em apenas 2 anos, o Clube consegue recomprar o Estádio, reduzir custos operacionais e dívida financeira. Dois anos!

Na realidade, mais de metade das receitas do Clube vêm das componentes comercial e marketing - publicidade nas camisolas e o naming do Estádio estão dentro do que foi conseguido com o acordo de 12 anos com a Sportfive.
                                   Fonte: Deloitte

4) Os sócios e Adeptos

Um Estádio sempre cheio. Um público entusiasta. Nunca abandonaram. Nunca desistiram. Foram eles os primeiros a salvar o Clube.

Um pequeno exemplo pode ser visto neste vídeo, no recente jogo com o Málaga.


Este processo faz-me lembrar, em tudo, o meu Sporting, o nosso Sporting. Em Novembro passado, apontava já este caminho para o nosso Clube no meu Manifesto. Foi este caminho que permitiu ao Borrussia Dortmund reduzir custos, aumentar receitas, reduzir amortizações e provisões com passes de jogadores. Um exemplo disso, a descida do peso dos salários nas receitas, de 63% em 2005 para 46% em 2010. Um caminho difícil mas de sucesso.
                                Fonte: The Swiss Ramble

Não tenho dúvidas que havemos de lá chegar. BVB 09 voltou a ser campeão. Nós voltaremos, com toda a certeza a repetir mais 100 anos de história, mais 100 anos de glória. Teremos uma nova Geração de Campeões!

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Nota: Toda a informação aqui descrita (e outra) pode ser consultada no site da Deloitte e no blog The Swiss Ramble.

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